domingo, 23 de janeiro de 2011

O CORAÇÃO É O SANTUÁRIO SAGRADO DO ADOLESCENTE

 O DESPERTAR DA ADOLESCÊNCIA



         O despertar da adolescência irrompe com uma forte dose de mistério e, por isso, ele desperta tantas dúvidas e interrogações, tanto nos adolescentes como nos pais e educadores.


         Eis algumas das manifestações significativas que marcam o despertar da adolescência:


*Crescimento do sentido da própria identidade.


*Atenção especial ao seu mundo interior: sentimentos, emoções, impulsos, ideais, etc. Despertar do pensamento abstrato e capacidade de entrega generosa a uma causa.


*Capacidade de adiar recompensas. Surgimento de preocupações pelos problemas sociais. Preocupação e interesse pelo futuro, vontade de assumir tarefas orientadas no sentido de corrigir as injustiças e desigualdade de tipo social (Idealismos).


*É o período em que despertam aspectos fortes e os impulsos sexuais. O adolescente torna-se capaz de viver relações interpessoais com grande empenho e profundidade.

EDIFICAR UM EDIFÍCIO SÓLIDO


        As opções, escolhas e decisões da adolescência são como que o alicerce sobre o qual se edifica uma casa.

        Se o alicerce for robusto e seguro, a casa fica sólida e segura. Se, pelo contrário, o alicerce for arenoso e sem profundidade, a casa vai acabar por ruir quando chegarem as tempestades e os vendavais.

         Até ao período da adolescência fomos moldados pelos demais, em especial os pais e educadores. Com a adolescência, a pessoa começa a interagir com os outros de modo muito mais selectivo, isto é, aceitando umas coisas e rejeitando outras. No entanto o adolescente não pode esquecer que continua a precisar dos outros para se realizar, embora de maneira mais autônoma.

          O adolescente pode ainda não saber bem o que quer, mas sabe muito bem aquilo que não quer. Na verdade, o adolescente começa a saber excluir coisas que ele sente não servirem para ele.


ADOLESCÊNCIA E VALORES


        Feliz do adolescente e do jovem que começa a decidir e optar orientado pelos valores que conduzem à maturidade e realização pessoal.
Eis alguns destes valores:


Verdade;
Lealdade;
Honestidade;
Justiça;
Fidelidade à sua consciência;
Capacidade de gerir a própria vida;
Atenção aos outros;
Coragem para manifestar e defender as próprias convicções;
Fraternidade;
Coragem para defender os que estão a ser injustamente marginalizados ou machucados;


        Na medida em que o adolescente comece a orientar a sua ação por estes e outros valores básicos, está a configurar de modo positivo o seu próprio futuro. No interior da pessoa vai-se formando de modo progressivo um núcleo de decisão onde se combinam os valores transmitidos pela educação, os quais nos dão critério para escolhermos de modo acertado. Este núcleo de decisão e confronto com os valores é chamado pela Bíblia de coração e ao qual nós damos o nome de consciência.


        Visto nesta perspectiva, o coração é o ponto de encontro do melhor que recebemos dos outros com a luz e a voz do Espírito Santo que nos convida a agir de acordo os valores inscritos pelos outros em nós.


        Os pais e os educadores são as principais mediações para se estruturar o coração, isto é o ponto de encontro onde se encontram face a face o que recebemos dos outros, a nossa sensibilidade e a voz do Espírito Santo.


         O coração é o santuário sagrado do adolescente no qual ninguém pode entrar para decidir ou optar, substituindo-o. Jesus disse: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele" (Apocalipse 3,19).


         Deus não é um arrombador de portas, ele educadamente, bate e cabe a você ou não (livre arbítrio) abrir essa porta, mas cabe a você sofrer as conseqüências de não optar por essa benção. Pois Ele é nada mais nada menos que o caminho, a verdade e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário