segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lágrimas de Transformação

*blog voz da verdade

Pedro nega a Jesus

Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26.69-75
Pedro confessa a Jesus

Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. João 21.15-17

Pedro é um dos discípulos de Jesus com maior destaque nas histórias bíblicas. Sua forma impetuosa de agir serve até para comparações e até chacotas nos dias de hoje. Mas, ao mesmo tempo em que era convicto e corajoso, ele ainda não tinha entregado seu coração totalmente a Jesus. E nessa ocasião em que o negou 3 vezes, isso fica muito mais evidente.

A principal razão que levou Pedro a negar Jesus foi agir baseado em suas convicções, notar o plano de Deus revelado. Em certa ocasião, quando Jesus falou acerca da necessidade de sua morte, Pedro começa a repreendê-lo! E isso foi logo depois de ter falado que Jesus era o Cristo, filho do Deus vivo.

Essa ‘novidade’ mexeu com Pedro. Ele não compreendia a obra que Deus estava fazendo. Não entendia que a redenção para todos os homens só chegaria quando a morte fosse vencida.

E nós? Quantas das vezes não agimos da mesma forma? Vemos milagres, curas, libertações, e até confessamos a Jesus nos ajuntamentos, o chamamos de Dues Vivo, maravilhoso, tremendo, damos aleluias e glórias, louvamos, e gastamos todas as nossas energias adorando ao nosso Deus. Mas, na verdade, nosso coração está distante de Deus, e negamos ao Cristo com as nossas atitudes. Tudo o que fazemos é somente aparente. Nossa boca confessa, mas nosso coração está longe disso. Observe que, quando paramos para pensar sobre as atitudes desse Pedro, que negou a Cristo, não começamos a perceber que em muitas situações, acabamos nos tornando iguais a ele?
E se fosse você, amigo leitor, que passassse pela pressão, pelo medo de morrer, pela angústia de ver o seu companheiro preso e sendo acusado injustamente, o que você faria? Faria diferente de Pedro? Falaria que era disípulo de Jesus mesmo e pronto? E aí, qual seria a recompensa de sua morte naquele momento? E as milhares de almas que ainda iria te ouvir e se converterem, o que seriam delas?
Mas, mesmo enfrentando toda essa pressão, mentindo, se amaldiçoando e negando ao Mestre, Pedro teve uma atitude que mudou a vida dele: ele chorou. Logo após o galo cantar, ele lebrou das palavras de Jesus. E chorou amargamente. Chorou porque percebeu que os seus conceitos estavam equivocados. Chorou porque caiu a ficha, e percebeuu que sua forma de agir o levaria a caminhos que não faziam parte do plano de Deus para ele. Chorou porque se arrependeu.

Ousaria dizer que foi nesse momento que iniciou-se no coração dele o processo de conversão. Começou ali um processo de transformação. Lento, porém gradativo, e que o levou a passar pela mesma experiência.
Em João 21, lemos que os discípulos decidiram pescar.  Tentaram pegar algo durante toda a noite, sem nenhum resultado. E então, Jesus aparece ali. Qual foi a atitude de Pedro? Pegou a suas roupas e se lançou no mar. Isso denota uma mudança: mesmo sabendo que Jesus pouco se importaria se estava vestido ou não, procurou não se apresentar de qualquer maneira perante Jesus. Agora, ele queria fazer as coisas de modo diferente.

E Jesus os orienta alançarem a rede do lado direito. Com isso, pegaram muitos peixes. E então, o cenário se repete: pessoas à volta de uma fogueira. Igualzinho naquela dia trágico. E eles pegam alguns peixes e comeram. Então, Jesus lança o seu olhar para Pedro, igual àquele dia. Agora, o som de galo é substituído pelo som do mar. A histeria da multidão é substituído pelo silêncio dos discípulos. E uma pergunta no mesmo teor. Jesus diz: –Pedro, tu me amas?

Imagino que desta vez, a resposta não foi de bate-pronto. Ele deve ter dado uma pausa, pensou na resposta e disse: –Sim, Senhor. Tu sabes que eu te amo. Agora, não era um sentimento que o levava a agir inconsequentemente. Agir dessa maneira, de ímpeto, vira paixão, e muitos de nós agimos assim. Confundindo paixão com amor. Com isso, tomamos atitudes pensando que estamos agradando a Deus quando, na verdae, como disse, estamos distantes dele.

Com esta resposta, Jesus lhe atribui uma responsabilidade, que é repassada a todos nós que respondemos a Deus positivamente: –Apascenta os meus cordeiros. Uma missão importantíssima que Deus só dá para quem o responde com o sim da verdade.

Vem a mesma questão pela segunda vez, mas dessa vez, não era com teor de comparação, agora Jesus não pergunta se Pedro o amava mais do que os outros. Ele faz a pergunta de forma direta: –Tu me amas? Pedro fala a mesma resposta, sem mudar uma letra. Isso mostra que o amor dele estava firme. Sendo em sentido comparativo ou não, o sentimento dele em relação a Jesus não mudou. Nem a vontade de Deus para ele: –Pastoreia as minhas ovelhas.

E na terceira vez ele ouve a mesma pergunta anterior. Agora, ele foi tocado. Se entristece por ter ouvido pela terceira vez a mesma questão. Um filme deve ter passado pela sua cabeça. Deve ter lembrado do momento que negou a Jesus pela terceira vez, e ouviu o galo cantar. e agora, como todo o seu coração totalmente exposto, ele diz: –Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Era como se ele dissesse: “Senhor, eu sei que agi errado. Sei que antes agia de qualquer maneira, não compreendia a sua obra. Mas agora é diferente. Veja o meu coração. Veja! Tu sabes que eu te amo”. Pedro agora confiava na onisciência de Deus, para entender que Jesus sabia que ele o amava intensamente. E expôs esse sentimento sem se envergonhar, como foi no passado.

Nesse quadro, Jesus lhe expõe o ofício mais íntimo de um ganhador de almas: –Apascenta as minhas ovelhas. Não era para somente pastorear, deveria apascentar, mostrando um sentido mais completo da função dos cristãos aqui neste mundo.

Pedro negou a Jesus 3 vezes. E teve a oportunidade de confessá-lo 3 vezes. Agora sim, Pedro estava preparado para a missão que recebeu, compreendendo toda a essência do perdão, que é resultado do amor divino presente em nossas vidas, e que o levou a pregar o Evangelho às mesmas pessoas que crucificaram a Jesus, sem nenhum ressentimento.

Talvez, hoje seja o dia de você chorar.
 
 

domingo, 9 de janeiro de 2011

Texto para Jogral em Homenagem ao Pastor

Ser pastor

1-Ser pastor é muito mais que ser um pregador. Está além de ser um administrador de igreja. Muito além de professor ou conferencista. Ser pastor é algo da alma, não apenas do intelecto.

2-Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve à atitude solidária de repartir as boas-novas com ele. É chorar pelos que se mantém rebeldes. Ser pastor é fazer tudo fazer para ganhar alguns para Cristo.

3-Ser pastor é festejar a festa da igreja. É alegrar-se com a alegria daquele que conquista um novo emprego, daquele que gradua-se na faculdade, daquele que recebe a escritura da casa própria ou do outro que recebeu alta no hospital.

4-Mas ser pastor também é chorar. Chorar pela ingratidão dos homens. Chorar porque muitas vezes aqueles a quem tanto se ajudou são os primeiros a perseguirem-nos, a esfaquearem-nos pelas costas, a criticarem-nos, a levantarem falso testemunho contra a igreja e contra nós. É chorar com os que choram.

5-Ser pastor é não ter outro interesse senão o pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo, buscando riquezas, fama e posição. É saber dizer não quando o coração disser sim.

6-Ser pastor é ser pai. É disciplinar com carinho e amor, conquanto com a firmeza da vara, da correção e, não raras vezes, da exclusão de pessoas queridas. É obedecer a Bíblia, não aos homens. É seguir a Deus, não ao coração. Os erros são nossos, mas a glória é de Deus.

7-Ser pastor é levantar-se quando todos estão dormindo e dormir quando todos estão acordados, socorrendo ao necessitado no horário da necessidade. Ser pastor é não medir esforços pela paz. É pacificar pais e filhos, maridos e esposas, sogros e genros, irmãos e irmãs..

8-Ser pastor é manter-se no Santo dos Santos de joelhos prostrados, obtendo a solução para os problemas insolúveis. Ser pastor é não fazer da esposa um saco de pancadas, onde descontar sua fragilidade e cansaço. Ser pastor é ser sacerdote, mantendo sigilo no coração, mantendo em segredo o que precisa continuar sendo segredo, e repartindo com as pessoas certas aquilo que é "repartível".  

9-Ser pastor é ser marido e ser pai. É fazer de seu ministério motivo de louvor dentro e fora de casa. É não causar à esposa a sensação de que a igreja é uma amante, uma concorrente, que lhe tira todo o tempo de vida conjugal. Ser pastor é amar aos seus filhos da mesma forma que ensina aos pais cristãos amarem aos seus. É olhar para os olhos de seus filhos e ver o brilho de seus próprios olhos..


10-Ser pastor é crer quando todos descrêem. Saber esperar com confiança, saber transmitir otimismo e força de vontade. É fazer de seu púlpito um farol gigantesco, sob cuja luz o povo caminha sempre em frente, para cima e em direção a Deus.

11-Ser pastor é ver o lado bom da questão, é vislumbrar uma saída quando todos imaginarem que é o fim do túnel. Ser pastor é contagiar, e não contaminar. Ser pastor é inovar, é renovarSer pastor é fazer o povo caminhar mais feliz, é fazer a comunidade acreditar que o impossível é possível,

12-Ser pastor é saber envelhecer com dignidade, sem perder a jovialidade. É ser amigo dos jovens e companheiro dos adultos. Ser pastor é saber contar cada dia do ministério como uma pérola na coroa de sua história.

13-Ser pastor é ser companhia desejada, querida, esperada. É saber calar-se quando o silêncio for a frase mais contundente, e falar quando todos estiverem quietos. Ser pastor é saber viver.

14-Ser pastor é deixar seu legado baseado na palavra do Senhor, falar mesmo depois de morto, como o justo Abel e o seu sangue, através de sua história, de seu exemplo, de seus escritos, de suas gravações. Ser pastor é deixar uma marca na floresta, para que outros venham habitar nas planícies conquistadas para o Reino do Senhor.


Você Pastor Wolney é um Pastor.

Obrigado, Senhor por sua vida e por tudo que o Senhor representa para todos nós!

Palavra do Pastor

É tempo de sonhar
Pastor Wolney



Imagine você que um homem chamado José do Egito, logo após ter sonhado que estaria em uma posição de destaque diante de seus irmãos, e até mesmo em relação a seus pais, mesmo sendo o mais moço, foi jurado de morte, vendido como escravo, caluniado pela mulher de Potifár, seu patrão, lançado  injustamente na prisão onde permaneceu aproximadamente por quinze anos.  Poderia ele ser a pessoa mais revoltada deste mundo: com sua família que o rejeitou, com as pessoas ao seu redor que mesmo reconhecendo o dom especial em sua vida seja na interpretação de sonhos que se tornaram realidade ou na prosperidade em tudo aquilo em que punha sua mão, esqueciam-se dele no momento de lhe fazer o bem, e lembravam-se para lhe fazer o mal .
Todavia José se fortalecia a cada dia, procurando fazer o bem até mesmo a seus opositores e inimigos, buscava a Deus para que seu coração não fosse contaminado pela amargura e ressentimento, gerando assim por fim o ódio. José via em cada dificuldade uma oportunidade de crescer e conquistar, foi aguardou pacientemente o tempo certo da sua redenção, ao mesmo tempo persistente quando da possibilidade de lhe abrir alguma porta .
Este que vós escreve acaba de realizar um grande sonho de sua vida, depois de vários anos de ministério, muitas lutas, ventos contrários e principalmente erros cometidos, gravamos um DVD com as músicas da nossa igreja com apenas aproximadamente 100 membros. Por isso não deixe que os erros e fracassos cometidos se transformem em frustração, não exija tanto de si mesmo, mas busque a Deus; o senhor cobre as nossas deficiências, paga os nossos prejuízos, tira força da nossa fraqueza, nós perdoa mesmo quando nem nós conseguimos fazê-lo, e nos ama com amor eterno.
Por isso José se tornou governador do Egito, o primeiro abaixo de faraó o soberano, fez do Egito o celeiro do mundo, num tempo de escassez em toda terra, perdoou seus irmão que outrora queriam matar-lhe, deu-lhes alimento, abrigo e terra, deixando as coisas que para trás ficam, sacudiu a poeira e prosseguiu feliz ate o final dos seu dias.Que sejamos como ele, trilhando um caminho que nos leva até o trono de Deus.

Parábola

Deus deixa sinais
Conta-se que um velho cristão analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho a cada noite, que certa vez um rico chefe de grande caravana chamou-o a sua presença e lhe perguntou: - Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?
O fiel de Deus respondeu:
- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dEle.
- Como assim? - indagou o chefe, admirado.
O servo humilde explicou-se:
- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?
- Pela letra.
- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?
- Pela marca do ourives.
O empregado sorriu e acrescentou:
- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?
- Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido.
Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!
Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.
Deus, mesmo sendo invisível aos nossos olhos; deixa-nos sinais em todos os lugares: na manhã que nasce calma, no dia que transcorre com o calor do sol ou com a chuva que molha a relva... Ele deixa sinais quando alguém se lembra de você, quando alguém te considera importante...

DEUS TE ABENÇOE!

Palavra do Pastor

Existe um Alívio

         “No Mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci.”

Estamos rodeados por muitos males, lemos nos jornais e assistimos pela televisão assassinatos por vingança, ganância, por puro ódio; mães rejeitando seus próprios filhos, drogas; prostituição, pedofilia, corrupção, miséria, fome, arrastões, guerras entre nações, guerra entre gangues, deslizamentos, acidentes,catástrofes. E pior quando alguns destes males arrombam nossa porta e entram sem pedir licença, causando muita dor e muito sofrimento.  E ainda pior, talvez estes males já tomaram conta da sua própria vida e entraram no seu coração e você se vê totalmente dominado por eles. Ignorar talvez seja a solução, até que sejamos invadidos por uma enchente de males trazendo contaminação e destruição. Quantos já não disseram? ”Jamais pensei que fosse acontecer comigo”. Nos blindar então é a resposta, ate que nos vejamos presos em nosso pequeno mundo, limitados pelas grades que nós construímos, evitando relacionamentos com irmãos, fechados para o amor, deprimidos, sem grandes sonhos e projetos que façam a diferença. Com certeza a afirmação de Jesus nos leva a crer que não podemos mudar o mundo, mas podemos enfrentá-lo e vencê-lo. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitoria que vence o mundo: a nossa fé. Porque maior é aquele que está em vós do que o que está no mundo”. “Quem é o que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o filho de Deus?”. Por isso Jesus  te convida:  “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.

Pastor Wolney



Comportamento Cristão *site da Lagoinha

Relacionamentos defeituosos - Como evitá-los?

Todos nós, sem exceção, quando desejamos comprar algo, ou realizar um sonho, o desejamos de forma completa e perfeita. Se você tem o desejo de adquirir um veículo, claro que o deseja em perfeito estado de funcionamento, com rodas, volante, bancos... já pensou comprar um meio veículo? Ou um veículo com defeito? Se o seu sonho é concluir um curso superior, ou concluir seus estudos, claro que não deseja fazê-lo faltando partes. Você compraria uma casa pronta, acabada e que não pudesse mexer em mais nada, faltando janelas? Ou portas? Claro que não!

Se nos preocupamos em zelar pelas coisas materiais, seguindo os padrões de qualidade ditados pelo mundo e pela sociedade em que vivemos, lhe pergunto: Não deveríamos ter o mesmo sentimento de cuidado ao buscar a qualidade total quando tratamos das coisas referentes ao reino de Deus? Acho que consigo vê-lo “com a pulga atrás da orelha” perguntando:
Mas o que isso tem a ver com o meu relacionamento de corte? Não estou entendo nada... Tudo bem, deixe-me explicar: O sucesso de relacionamento de corte, noivado, casamento de seus filhos, ou netos, etc, irá depender da forma como você tem encarado seu relacionamento hoje. Vai depender da semente que você está semeando e de como a está semeando.

A Bíblia nos ensina, na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas 6.7b, que tudo o que o homem semear, isso também ceifará. O que quer dizer isso? Se você plantar uma semente de laranja, não há como nascer milho! Se hoje você têm plantado os princípios de Deus no seu relacionamento, certamente terá um futuro de vitórias e alegrias, pois temos uma promessa escrita no Salmo 126.5-6 aonde lemos:
Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo seus feixes. Que coisa linda! Sabemos que devemos cumprir o que nos ordena a palavra de Deus, e isso muitas vezes irá requerer de nós choro e dor, pois semear a boa semente não é fácil, principalmente quando se tem que lutar contra a cultura do mundo atual, no qual os convites aos prazeres da carne são muitos. Abrir mão do que minha carne deseja, requer renúncia, crucificação da minha vontade, anulação de qualquer vínculo com o mundo. Isto é semear. Mas todo este investimento tem sua recompensa quando o salmista diz que aquele chora enquanto semeia voltará com júbilo, alegria, trazendo seus feixes, frutos.