sábado, 8 de janeiro de 2011

PARA JOVEM QUE GOSTA DE LER

O Caminho do Jovem em Jesus - Flávio Reis
O jovem já a algum tempo tem sido “bombardeado” de todos os lados por ofertas em busca de desígnios errôneos do coração. Boates, barzinhos, festinhas, turmas, grupos, gangues, galeras, rolos, ficantes, filmes, sites, orkuts, salas de bate-papo, etc.; desrespeitando os e pais e a sociedade em geral.
Ele se tornou um ser perdido, sem caminho, sem confiança, sem futuro, sem propósito, sem discernimento, sem vontade, sem esperança e sem luz.
A juventude na época dos nossos pais tinha um ideal a ser seguido. Algo para ser questionado e mudado: a questão na época era mudar a cabeça dos pais opressores, bravos e caretas. Era mostrar que eles, os jovens, “pensavam, logo existiam”.
Minha adolescência foi diferente, meus pais – os mesmos  jovens que lutaram anteriormente – se tornaram nossos amigos. Eram os Pais do diálogo, da não-opressão e do liberalismo. Assim, não precisei lutar por nenhum ideal (ainda bem), e cresci amando meus pais e minha família, e tendo respeito pelo que eles fizeram para mim.
O jovem atual se perdeu nesse meio tempo. Se tornou um “cara” sem alma, super influenciável e deixou que o acúmulo de informações erradas e idéias mundanas invadissem sua alma e sua vida.
Mesmo tendo plena certeza que os pais estão certos, se rebelam (rebeldes sem causa e sem consciência). Hoje em dia, os jovens não sabem se são “skatistas”, “emos”, góticos, forrozeiros, musculosos, “metaleiros”, ecologistas,  lésbicas,  gays, radicais, “meninas fáceis”, “maconheiros”, drogados, alcoólatras ou mesmo se são falsos tímido(a)s.
E o que é pior nisso tudo, é que mesmo os jovens que se dizem cristãos, em sua maioria, levam vidas superficiais e vazias. A prudência deixou de ser virtude na vida do jovem, seja ele cristão ou não. Todos, por exemplo, acham legal e “bacana” louvar, chorar, agradecer a Deus, encher o mp3 de música gospel e sair cantando. E ao sair da Igreja para a rua se esquece de tudo que foi dito, pregado e aprendido, ou muitas vezes mal prestam atenção na palavra.
Pois bem jovem, se Jesus não tem sido o alvo principal, você não está indo pelo caminho correto. Ou você é de Deus ou você será um desses perdidos que eu disse nos parágrafos anteriores.
Pode ser que isso não represente nada para você agora, mas pode ser também que lá na frente, depois de passar pelas pedras, buracos, armadilhas, portas fechadas, muros, grades, espinhos, você verá que Deus é a única verdade, mas faça isso antes que seja tarde.
O Jovem perdido se tornará cada vez mais perdido, aparentemente feliz, cheio de prazeres enganosos e passageiros, que provavelmente o levaram ao fracasso, a angústia, a opressão e até a morte.
Seja prudente! Se você sente que falta algo em sua vida, se esses prazeres mundanos já não te satisfazem mais, se anda perdido,  o caminho é Jesus. O único e verdadeiro caminho.
“A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia (tolice, ignorância) dos insensatos é engano.” (Provérbios, 14:8).