segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lágrimas de Transformação

*blog voz da verdade

Pedro nega a Jesus

Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26.69-75
Pedro confessa a Jesus

Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. João 21.15-17

Pedro é um dos discípulos de Jesus com maior destaque nas histórias bíblicas. Sua forma impetuosa de agir serve até para comparações e até chacotas nos dias de hoje. Mas, ao mesmo tempo em que era convicto e corajoso, ele ainda não tinha entregado seu coração totalmente a Jesus. E nessa ocasião em que o negou 3 vezes, isso fica muito mais evidente.

A principal razão que levou Pedro a negar Jesus foi agir baseado em suas convicções, notar o plano de Deus revelado. Em certa ocasião, quando Jesus falou acerca da necessidade de sua morte, Pedro começa a repreendê-lo! E isso foi logo depois de ter falado que Jesus era o Cristo, filho do Deus vivo.

Essa ‘novidade’ mexeu com Pedro. Ele não compreendia a obra que Deus estava fazendo. Não entendia que a redenção para todos os homens só chegaria quando a morte fosse vencida.

E nós? Quantas das vezes não agimos da mesma forma? Vemos milagres, curas, libertações, e até confessamos a Jesus nos ajuntamentos, o chamamos de Dues Vivo, maravilhoso, tremendo, damos aleluias e glórias, louvamos, e gastamos todas as nossas energias adorando ao nosso Deus. Mas, na verdade, nosso coração está distante de Deus, e negamos ao Cristo com as nossas atitudes. Tudo o que fazemos é somente aparente. Nossa boca confessa, mas nosso coração está longe disso. Observe que, quando paramos para pensar sobre as atitudes desse Pedro, que negou a Cristo, não começamos a perceber que em muitas situações, acabamos nos tornando iguais a ele?
E se fosse você, amigo leitor, que passassse pela pressão, pelo medo de morrer, pela angústia de ver o seu companheiro preso e sendo acusado injustamente, o que você faria? Faria diferente de Pedro? Falaria que era disípulo de Jesus mesmo e pronto? E aí, qual seria a recompensa de sua morte naquele momento? E as milhares de almas que ainda iria te ouvir e se converterem, o que seriam delas?
Mas, mesmo enfrentando toda essa pressão, mentindo, se amaldiçoando e negando ao Mestre, Pedro teve uma atitude que mudou a vida dele: ele chorou. Logo após o galo cantar, ele lebrou das palavras de Jesus. E chorou amargamente. Chorou porque percebeu que os seus conceitos estavam equivocados. Chorou porque caiu a ficha, e percebeuu que sua forma de agir o levaria a caminhos que não faziam parte do plano de Deus para ele. Chorou porque se arrependeu.

Ousaria dizer que foi nesse momento que iniciou-se no coração dele o processo de conversão. Começou ali um processo de transformação. Lento, porém gradativo, e que o levou a passar pela mesma experiência.
Em João 21, lemos que os discípulos decidiram pescar.  Tentaram pegar algo durante toda a noite, sem nenhum resultado. E então, Jesus aparece ali. Qual foi a atitude de Pedro? Pegou a suas roupas e se lançou no mar. Isso denota uma mudança: mesmo sabendo que Jesus pouco se importaria se estava vestido ou não, procurou não se apresentar de qualquer maneira perante Jesus. Agora, ele queria fazer as coisas de modo diferente.

E Jesus os orienta alançarem a rede do lado direito. Com isso, pegaram muitos peixes. E então, o cenário se repete: pessoas à volta de uma fogueira. Igualzinho naquela dia trágico. E eles pegam alguns peixes e comeram. Então, Jesus lança o seu olhar para Pedro, igual àquele dia. Agora, o som de galo é substituído pelo som do mar. A histeria da multidão é substituído pelo silêncio dos discípulos. E uma pergunta no mesmo teor. Jesus diz: –Pedro, tu me amas?

Imagino que desta vez, a resposta não foi de bate-pronto. Ele deve ter dado uma pausa, pensou na resposta e disse: –Sim, Senhor. Tu sabes que eu te amo. Agora, não era um sentimento que o levava a agir inconsequentemente. Agir dessa maneira, de ímpeto, vira paixão, e muitos de nós agimos assim. Confundindo paixão com amor. Com isso, tomamos atitudes pensando que estamos agradando a Deus quando, na verdae, como disse, estamos distantes dele.

Com esta resposta, Jesus lhe atribui uma responsabilidade, que é repassada a todos nós que respondemos a Deus positivamente: –Apascenta os meus cordeiros. Uma missão importantíssima que Deus só dá para quem o responde com o sim da verdade.

Vem a mesma questão pela segunda vez, mas dessa vez, não era com teor de comparação, agora Jesus não pergunta se Pedro o amava mais do que os outros. Ele faz a pergunta de forma direta: –Tu me amas? Pedro fala a mesma resposta, sem mudar uma letra. Isso mostra que o amor dele estava firme. Sendo em sentido comparativo ou não, o sentimento dele em relação a Jesus não mudou. Nem a vontade de Deus para ele: –Pastoreia as minhas ovelhas.

E na terceira vez ele ouve a mesma pergunta anterior. Agora, ele foi tocado. Se entristece por ter ouvido pela terceira vez a mesma questão. Um filme deve ter passado pela sua cabeça. Deve ter lembrado do momento que negou a Jesus pela terceira vez, e ouviu o galo cantar. e agora, como todo o seu coração totalmente exposto, ele diz: –Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Era como se ele dissesse: “Senhor, eu sei que agi errado. Sei que antes agia de qualquer maneira, não compreendia a sua obra. Mas agora é diferente. Veja o meu coração. Veja! Tu sabes que eu te amo”. Pedro agora confiava na onisciência de Deus, para entender que Jesus sabia que ele o amava intensamente. E expôs esse sentimento sem se envergonhar, como foi no passado.

Nesse quadro, Jesus lhe expõe o ofício mais íntimo de um ganhador de almas: –Apascenta as minhas ovelhas. Não era para somente pastorear, deveria apascentar, mostrando um sentido mais completo da função dos cristãos aqui neste mundo.

Pedro negou a Jesus 3 vezes. E teve a oportunidade de confessá-lo 3 vezes. Agora sim, Pedro estava preparado para a missão que recebeu, compreendendo toda a essência do perdão, que é resultado do amor divino presente em nossas vidas, e que o levou a pregar o Evangelho às mesmas pessoas que crucificaram a Jesus, sem nenhum ressentimento.

Talvez, hoje seja o dia de você chorar.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário